Será que seu backup está seguro caso seu computador seja atacado agora?

 

 

Esse artigo será curto, mas de muito valor para aquele que está fazendo o backup de forma correta, porem mantendo o mesmo de forma errada!

Com muito tempo de atendimento e diversas empresas que nós visitamos, acreditem era comum nos depararmos com situações contraditórias de backup, onde o pessoal fazia de forma simples e funcional, porem mantinham ao mesmo tempo o sistema falho.

Faça seu backup como quiser, com fitas, em nuvem, em HD’s externos. Você só precisa fazer, é importante!

Vamos pegar um exemplo comum, backup em HD externo.

Era muito comum o pessoal esquecer de tirar o HD externo de backup do servidor, tão logo o sistema se tornava falho, imagine que um vírus de criptografia de arquivos (ransomware) contamine sua rede, consequentemente irá contaminar o HD plugado no servidor, esse tipo de ataque é irreversível ao menos que pague o resgate ou recuperamos tudo do backup. Obs: não tem backup.

Então como fazemos?

Se você é uma empresa que faz seus backups em HD’s externos, o ideal é manter 2 backups em dois discos diferentes, sendo que o primeiro HD fique plugado 24Hrs no servidor e o segundo HD terá rotina de backup diferente, entre uma ou duas vezes por semana. Nesses dias alguém deve ser responsável por plugar o HD e no dia seguinte remover.

Assim, por mais simples que seja, teremos um backup sempre fora da rede, possibilitando a recuperação dos dados.

Agora se você é uma pessoa que faz backups por segurança, crie a rotina de sempre tirar o HD após o job de backup.

Esse exemplo é designado para aqueles pequenos empresários que ainda mantem seus backups em disco externo, não deve ser considerado como backup profissional e seguro.

Quer saber mais sobre isso? Deixe seu comentário que responderemos em breve!

Deixe uma resposta